A reabilitação em cirurgia plástica é um conjunto de procedimentos que tem por objetivo promover bem-estar e buscar o melhor resultado para o procedimento cirúrgico.
O tratamento fisioterápico deve iniciar na avaliação pré-operatória do paciente, determinando as etapas do procedimento. Além da orientação ao paciente sobre o uso de placas, cintas e espumas no pós-operatório, neste momento o fisioterapeuta poderá identificar alterações que podem dificultar o ato cirúrgico.
Essa avaliação especializada facilita o ato cirúrgico e o pós-operatório, tornando-o mais confortável para a paciente.
Ações que podem auxiliar o pré-operatório:
Mesmo as cirurgias mais simples podem apresentar complicações. A consulta fisioterápica prévia desempenha um papel importante no preparo do organismo para receber o procedimento.
Dessa forma, a fisioterapia é indicada no pré-operatório com a finalidade de:
Para quem irá se submeter a um procedimento de cirurgia plástica, e deseja uma recuperação mais rápida e com menos dores, o tratamento deve iniciar dentro do centro cirúrgico.
Mesmo sendo uma técnica nova para muitos cirurgiões, o atendimento fisioterapêutico no intraoperatório tem demonstrado excelentes resultados, promovendo uma recuperação mais rápida, menos dolorosa e com menos intercorrências.
A aplicação do taping dentro do centro cirúrgico, logo após o procedimento, tem como objetivo controlar a região que foi lesionada e exercer suporte tecidual, prevenindo fibroses, aderências e seromas, reduzindo equimoses (roxos) e edemas, aliado ao uso das cintas.
O atendimento do fisioterapeuta dentro do centro cirúrgico deve ser feito em comum acordo com o cirurgião, que deverá autorizar a entrada do fisioterapeuta para o atendimento logo após o fim da cirurgia.
A reabilitação em cirurgia plástica no pós-operatório, reduz o tempo de recuperação e ameniza os desconfortos decorrentes do procedimento cirúrgico.
No pós-operatório de cirurgia plástica, o fisioterapeuta poderá utilizar recursos de drenagem linfática e equipamentos específicos que promovam a cicatrização tecidual, minimizam e melhoram a aparências das cicatrizes e/ou aderências, reduzam ou eliminem dores, edemas e hematomas.
Os procedimentos de pós-operatório também contribuem para que o paciente possa recuperar sua capacidade respiratória, muitas vezes limitada pelas dores oriundas das cirurgias, o trabalho articular de todo o corpo, diminuindo os efeitos da imobilização.
O pós-operatório tem o objetivo de:
É importante ressaltar que a fisioterapia respiratória, principalmente nos pós-operatórios de abdominoplastia, promove a integridade da função pulmonar, reduzindo as alterações e limitações causadas pelos procedimentos.
Ligue para a Personnalis e agende o seu atendimento.
ou clique no link abaixo e responda o nosso questionário de marcação.
O tratamento fisioterápico deve iniciar antes do processo cirúrgico, de forma a orientar o paciente a respeito das ações intra e pós-operatórias, além de identificar alterações que podem dificultar o ato cirúrgico.
Para quem irá se submeter a um procedimento de cirurgia plástica, e deseja uma recuperação mais rápida e com menos dores, o tratamento deve iniciar dentro do centro cirúrgico.
A reabilitação em cirurgia plástica no pós-operatório, reduz o tempo de recuperação e ameniza os desconfortos decorrentes do procedimento cirúrgico.
A aplicação de taping no pós-parto oferece à mulher vários benefícios, tanto de retorno às atividades diárias, quanto de autoestima.
“O bem estar começa quando você cuida da saúde e do corpo.”