Pilates clínico

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O método pilates...

O método Pilates foi criado por Joseph Pilates na década de 1920. A técnica visa trabalhar a conexão entre o corpo e a mente, de modo a desenvolver e melhorar a consciência corporal do praticante e assim, promover benefícios globais para o indivíduo.

Podemos dizer que esse método é um dos mais populares, além de ser recomendado por médicos como uma excelente prática de atividade física, por promover inúmeros benefícios ao corpo, à saúde global e à mente.

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O pilates clínico...

O pilates clínico é uma alternativa para a recuperação de pacientes acometidos por diversos tipos de patologias e é indicado para o tratamento de um problema já instalado. Normalmente, ele funciona como uma terapia de reabilitação física, dor crônica ou recuperação pós-operatória.

Esta modalidade de pilates tem como objetivo a reeducação postural e é realizado através de exercícios apropriados que atuam sobre a musculatura que sustenta a coluna, sendo um método com impacto reduzido, proporcionando melhoria da postura, força muscular, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, além de promover uma melhora do padrão respiratório.

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A quem se destina a prática do método pilates...

O pilates pode e deve ser praticado por qualquer pessoa em todas as idades e gêneros. Sejam por homens ou mulheres de todas as faixas etárias, desde a infância, adolescência, na vida adulta à terceira idade.

Durante a fase adulta, a prática do pilates auxilia na redução dos desequilíbrios musculares e aumento do tônus, além de auxiliar na redução das dores na região das costas, além de promover a melhora da ansiedade e da qualidade do sono.

Na terceira idade, o método auxilia no aumento da força muscular, estabilizando as articulações, prevenindo e atenuando a incontinência urinária, diminuindo os riscos de quedas e aumentando a independência funcional.

Para o público masculino o método propicia a melhora da postura, diminuição das dores nas costas, ombros e joelhos, aliado ao aumento da flexibilidade. O fortalecimento de músculos profundos, conhecidos como powerhouse ou core, associado aos exercícios funcionais previnem lesões ortopédicas.

Indicado para todas as pessoas em qualquer idade, podendo ser flexíveis ou rígidas. O método serve tanto para pessoas sedentárias, sem o hábito de praticar atividades físicas, quanto para atletas de alta performance.

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Formatos oferecidos

Você pode escolher a melhor forma para praticar, podendo ser através de aulas em dias alternados (1, 2 ou 3 vezes por semana), em horários alternados de acordo com a sua agenda (de acordo com disponibilidade de turmas) ou em aulas individuais com horários exclusivos.

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Avaliação fisioterápica

A avaliação fisioterápica é de grande importância, pois é o primeiro contato do profissional com o paciente que está iniciando a prática do pilates, trata-se de uma consulta no qual serão coletadas informações para se identificar as áreas de alteração, dificuldades e habilidades do indivíduo.

A reavaliação depois de um período específico, tem como objetivo avaliar as alterações e os progressos de forma a traçar novos objetivos. Não deixe de marcar sua avaliação periódica.

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O que mais é preciso saber

  1. É fundamental a avaliação física periódica.
  2. O tempo de aula é de 50 minutos.
  3. O número de alunos por turma é de até 3 pessoas (salvo em casos de reposição).
  4. As aulas são ministradas por fisioterapeutas.
  5. Nas horas que antecedem as aulas, o praticante deve fazer uma alimentação leve

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Dúvidas frequentes

De forma geral a prática do pilates oferece inúmeros benefícios, entre eles:

  • Redução do estresse e ansiedade;
  • Melhora da qualidade do sono e da disposição diária;
  • Melhora da postura;
  • Auxilia na respiração;
  • Melhora da flexibilidade e o equilíbrio;
  • Auxilia no fortalecimento muscular;
  • Auxilia na prevenção de lesões;
  • Melhora no desempenho físico;
  • Melhora das dores nas costas;
  • Previne doenças crônicas;
  • Proporciona sensação de bem-estar;
  • Previne problemas emocionais;
  • Aumento na disposição;
  • Funciona para reabilitação;
  • Melhora a consciência corporal e propriocepção;
  • Pode ajudar no controle de peso.

O método Pilates não possui restrição, pode ser  praticado por pessoas de todas as idades e ambos os sexos que queiram prevenir e tratar as alterações mecânicas e funcionais em seu corpo.

Em casos de limitações físicas, funcionais ou patologias o tratamento pode ser adaptado de acordo com as necessidades do paciente.

Não. Caso seja necessário uma avaliação médica faremos seu encaminhamento.

Não. Caso seja necessário algum exame para complementar o diagnóstico nós faremos a solicitação ou encaminhamento.

Sim. Pois trata-se de uma consulta no qual serão coletadas informações para se identificar as áreas de alteração, dificuldades e habilidades do indivíduo.

Nesta avaliação serão definidos os objetivos, o plano de tratamento e as condutas de atendimento para se atingir esses objetivos.

Os alunos devem comparecer às aulas vestidos com roupas de ginástica e calçados com meias antiderrapantes

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Mother with her baby daughter practice yoga at home
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Pilates
mamãe e bebê

O pilates mamãe e bebê combina o cuidado entre corpo e saúde, sem deixar de estar perto do bebê. Aliado à nova rotina da mamãe, traz bem estar e reforça a interação entre mãe e filho.

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Pilates kids

O pilates kids trabalha o corpo, melhora a postura e a flexibilidade, trazendo experiências motoras que contribuem para um bom desenvolvimento na infância, previnindo patologias.

Pregnant woman practicing yoga at home
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Pilates para gestantes

Mulheres grávidas ou que desejam engravidar, que buscam uma gestação mais tranquila e prazerosa, o pilates é uma fonte de exercícios saudáveis para cuidar do corpo e da mente.​

TENS FES
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Eletroterapia

O tratamento eletroterápico é realizado por um fisioterapeuta e sua aplicação é feita por meio de impulsos elétricos na região a ser tratada, buscando a ativação do sistema nervoso para exercer uma ação analgésica.

“O bem estar começa quando você cuida da saúde e do corpo.”

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