O método Pilates foi criado por Joseph Pilates na década de 1920. A técnica visa trabalhar a conexão entre o corpo e a mente, de modo a desenvolver e melhorar a consciência corporal do praticante e assim, promover benefícios globais para o indivíduo.
Podemos dizer que esse método é um dos mais populares, além de ser recomendado por médicos como uma excelente prática de atividade física, por promover inúmeros benefícios ao corpo, à saúde global e à mente.
Durante o período gestacional, o corpo da mulher passa por diversas etapas de mudanças, tanto físicas, quanto hormonais que geram dores e desconfortos. Neste momento o pilates pode ser um grande aliado, aliviando incômodos, amenizando as alterações estruturais e posturais e promovendo alívio de dores e desconfortos.
O pilates é reconhecido como uma excelente fonte de exercícios físicos que trabalham as áreas do corpo que são mais relevantes nesse período.
Embora não existam exercícios proibidos, alguns não são recomendados por causarem desconfortos, por isso uma seleção de exercícios voltados para a gestante deve contemplar não apenas o momento da gravidez, mas uma personalização para a paciente, de forma a alcançar os melhores resultados de forma objetiva e individualizada.
Outro ponto importante é a melhora da qualidade do sono, além de um aumento da energia diária. Isto porque, durante este período o peso gestacional aumenta as dores nas costas e o pilates promove uma melhora da postura e consequentemente o aumento do conforto durante o dia, e o mais importante é o preparo para a nova rotina da mamãe (carregar o bebê, colocar e retirar do berço, entre outros).
O pilates também pode ajudar no fortalecimento do assoalho pélvico, pois a gestante aprende a controlar a zona pélvica.
Entre outros benefícios podemos destacar o aumento da resistência física, maior agilidade nas ações diárias, controle do peso, melhora na respiração e circulação sanguínea, melhora do humor e relaxamento.
Você pode escolher a melhor forma para praticar, podendo ser através de aulas em dias alternados (1, 2 ou 3 vezes por semana), em horários alternados de acordo com a sua agenda (de acordo com disponibilidade de turmas) ou em aulas individuais com horários exclusivos.
A avaliação fisioterápica é de grande importância, pois é o primeiro contato do profissional com o paciente que está iniciando a prática do pilates, trata-se de uma consulta no qual serão coletadas informações para se identificar as áreas de alteração, dificuldades e habilidades da gestante. Não deixe de marcar sua avaliação.
De forma geral a prática do pilates oferece inúmeros benefícios, entre eles:
A prática do pilates é indica somente após a liberação do obstetra. Geralmente é indicada após o primeiro trimestre.
Sim. Pois trata-se de uma consulta no qual serão coletadas informações para se identificar as áreas de alteração, dificuldades e habilidades da gestante.
Nesta avaliação serão definidos os objetivos, o plano de tratamento e as condutas de atendimento para se atingir esses objetivos.
Os alunos devem comparecer às aulas vestidos com roupas de ginástica e calçados com meias antiderrapantes
Ligue agora para a Personnalis e agende um horário e venha conhecer o nosso espaço.
ou clique no link abaixo e responda o nosso questionário de marcação.
Seja o Pilates Clínico ou o Contemporâneo o objetivo é melhorar o condicionamento fisico, alivio dos desconfortos e propicia um maior bem estar para o dia a dia.
O pilates mamãe e bebê combina o cuidado entre corpo e saúde, sem deixar de estar perto do bebê. Aliado à nova rotina da mamãe, traz bem estar e reforça a interação entre mãe e filho.
O pilates kids trabalha o corpo, melhora a postura e a flexibilidade, trazendo experiências motoras que contribuem para um bom desenvolvimento na infância, previnindo patologias.
A aplicação de taping no pós-parto oferece à mulher vários benefícios, tanto de retorno às atividades diárias, quanto de autoestima.
“O bem estar começa quando você cuida da saúde e do corpo.”