O método Pilates foi criado por Joseph Pilates na década de 1920. A técnica visa trabalhar a conexão entre o corpo e a mente, de modo a desenvolver e melhorar a consciência corporal do praticante e assim, promover benefícios globais para o indivíduo.
Podemos dizer que esse método é um dos mais populares, além de ser recomendado por médicos como uma excelente prática de atividade física, por promover inúmeros benefícios ao corpo, à saúde global e à mente.
O pilates clínico é uma alternativa para a recuperação de pacientes acometidos por diversos tipos de patologias e é indicado para o tratamento de um problema já instalado. Normalmente, ele funciona como uma terapia de reabilitação física, dor crônica ou recuperação pós-operatória.
Esta modalidade de pilates tem como objetivo a reeducação postural e é realizado através de exercícios apropriados que atuam sobre a musculatura que sustenta a coluna, sendo um método com impacto reduzido, proporcionando melhoria da postura, força muscular, flexibilidade, coordenação, equilíbrio, além de promover uma melhora do padrão respiratório.
O pilates contemporâneo têm exercícios livres onde não existe uma sequência específica, nem um número de repetições e ordens pré-estabelecidos. O programa de exercícios é elaborado pelo fisioterapeuta/instrutor de forma individualizada para atender as necessidades de cada paciente, onde podem ser explorados exercícios novos a cada atendimento.
As sessões são mais dinâmicas e criativas, com variação de movimentos inclusive usando acessórios adicionais além dos tradicionais, o que torna a aula mais ativa.
Os aparelhos usados no pilates contemporâneo são inspirados na criação de Joseph, com algumas diferenças que trazem mais opções de ajustes, regulagens e tamanhos.
O pilates pode e deve ser praticado por qualquer pessoa em todas as idades e gêneros. Sejam por homens ou mulheres de todas as faixas etárias, desde a infância, adolescência, na vida adulta à terceira idade.
Durante a fase adulta, a prática do pilates auxilia na redução dos desequilíbrios musculares e aumento do tônus, além de auxiliar na redução das dores na região das costas, além de promover a melhora da ansiedade e da qualidade do sono.
Na terceira idade, o método auxilia no aumento da força muscular, estabilizando as articulações, prevenindo e atenuando a incontinência urinária, diminuindo os riscos de quedas e aumentando a independência funcional.
Para o público masculino o método propicia a melhora da postura, diminuição das dores nas costas, ombros e joelhos, aliado ao aumento da flexibilidade. O fortalecimento de músculos profundos, conhecidos como powerhouse ou core, associado aos exercícios funcionais previnem lesões ortopédicas.
Indicado para todas as pessoas em qualquer idade, podendo ser flexíveis ou rígidas. O método serve tanto para pessoas sedentárias, sem o hábito de praticar atividades físicas, quanto para atletas de alta performance.
Você pode escolher a melhor forma para praticar, podendo ser através de aulas em dias alternados (1, 2 ou 3 vezes por semana), em horários alternados de acordo com a sua agenda (de acordo com disponibilidade de turmas) ou em aulas individuais com horários exclusivos.
A avaliação fisioterápica é de grande importância, pois é o primeiro contato do profissional com o paciente que está iniciando a prática do pilates, trata-se de uma consulta no qual serão coletadas informações para se identificar as áreas de alteração, dificuldades e habilidades do indivíduo.
A reavaliação depois de um período específico, tem como objetivo avaliar as alterações e os progressos de forma a traçar novos objetivos. Não deixe de marcar sua avaliação periódica.
De forma geral a prática do pilates oferece inúmeros benefícios, entre eles:
O método Pilates não possui restrição, pode ser praticado por pessoas de todas as idades e ambos os sexos que queiram prevenir e tratar as alterações mecânicas e funcionais em seu corpo.
Em casos de limitações físicas, funcionais ou patologias o tratamento pode ser adaptado de acordo com as necessidades do paciente.
Não. Caso seja necessário uma avaliação médica faremos seu encaminhamento.
Não. Caso seja necessário algum exame para complementar o diagnóstico nós faremos a solicitação ou encaminhamento.
Sim. Pois trata-se de uma consulta no qual serão coletadas informações para se identificar as áreas de alteração, dificuldades e habilidades do indivíduo.
Nesta avaliação serão definidos os objetivos, o plano de tratamento e as condutas de atendimento para se atingir esses objetivos.
Pilates Clássico
Pilates Contemporâneo
Os alunos devem comparecer às aulas vestidos com roupas de ginástica e calçados com meias antiderrapantes
Ligue agora para a Personnalis e agende um horário e venha conhecer o nosso espaço.
ou clique no link abaixo e responda o nosso questionário de marcação.
O pilates mamãe e bebê combina o cuidado entre corpo e saúde, sem deixar de estar perto do bebê. Aliado à nova rotina da mamãe, traz bem estar e reforça a interação entre mãe e filho.
O pilates kids trabalha o corpo, melhora a postura e a flexibilidade, trazendo experiências motoras que contribuem para um bom desenvolvimento na infância, previnindo patologias.
Mulheres grávidas ou que desejam engravidar, que buscam uma gestação mais tranquila e prazerosa, o pilates é uma fonte de exercícios saudáveis para cuidar do corpo e da mente.
O tratamento eletroterápico é realizado por um fisioterapeuta e sua aplicação é feita por meio de impulsos elétricos na região a ser tratada, buscando a ativação do sistema nervoso para exercer uma ação analgésica.
“O bem estar começa quando você cuida da saúde e do corpo.”