O método pilates foi criado por Joseph Pilates, na década de 1920. O método visa trabalhar a conexão entre corpo e mente, de modo a desenvolver e melhorar a consciência corporal e assim promover benefícios globais para o praticante.
Podemos dizer que esse método, além de indicado por médicos, é um dos mais populares entre as práticas de atividade física, por promover inúmeros benefícios ao corpo, à saúde global e à mente.
O pilates pode e deve ser praticado por qualquer pessoa em todas as idades e gêneros, desde a infância, adolescência, na vida adulta à terceira idade, melhorando a consciência corporal e a postura.
Durante a fase adulta, a prática do pilates auxilia na redução dos desequilíbrios musculares e aumento do tônus, além de auxiliar na redução das dores na região das costas, e promover a melhora da ansiedade e da qualidade do sono.
Já na terceira idade, auxilia no aumento da força muscular, estabilizando as articulações, prevenindo e atenuando a incontinência urinária, diminuindo os riscos de quedas e aumentando a independência funcional.
Para o público masculino o método propicia a melhora da postura, diminuição das dores nas costas, ombros e joelhos, aliado ao aumento da flexibilidade. O fortalecimento de músculos profundos, conhecidos como powerhouse ou core, associado aos exercícios funcionais previnem lesões ortopédicas.
Indicado para todas as pessoas e qualquer idade, podendo ser flexíveis ou rígidas. O método serve tanto para pessoas sedentárias, sem o hábito de praticar atividades físicas, quanto para atletas de alta performance.
A avaliação fisioterápica é de grande importância, pois é o primeiro contato do profissional com o paciente que está iniciando a prática do pilates, trata-se de uma consulta no qual serão coletadas informações para se identificar as áreas de alteração, dificuldades e habilidades do indivíduo.
A reavaliação depois de um período específico, tem como objetivo avaliar as alterações e os progressos de forma a traçar novos objetivos. Não deixe de marcar sua avaliação periódica.
Ligue para a Personnalis e agende uma aula experimental.
ou clique no link abaixo e responda o nosso questionário de marcação.
Seja o pilates clínico ou o contemporâneo o objetivo é melhorar o condicionamento físico, alívio dos desconfortos e propiciar um maior bem-estar para o dia-a-dia.
O pilates mamãe e bebê combina o cuidado entre corpo e saúde, sem deixar de estar perto do bebê. Aliado à nova rotina da mamãe, traz bem estar e reforça a interação entre mãe e filho.
O pilates kids trabalha o corpo, melhora a postura e a flexibilidade, trazendo experiências motoras que contribuem para um bom desenvolvimento na infância, previnindo patologias.
Mulheres grávidas ou que desejam engravidar, que buscam uma gestação mais tranquila e prazerosa, o pilates é uma fonte de exercícios saudáveis para cuidar do corpo e da mente.
“O bem estar começa quando você cuida da saúde e do corpo.”